Ritual de Júpiter

Você leu nosso texto de magia azul e está louco para botar em prática, mas não sabe como? Nunca fez um ritual e não sabe nem por onde começar? Vem comigo!

Já ouvi falar que não se deve dar o passo a passo de um ritual para estimular que a pessoa crie o seu. Eu considero que saber criar seu ritual é muito importante, mas a verdade é que nunca teria feito um ritual na vida se aos 15-16 anos não tivesse comprado um livro de wicca cheio de rituais passo-a-passo. Eu comecei copiando rituais prontos, passei a fazer adaptações nesses rituais e depois comecei criar os meus. Eu estaria sendo bem hipócrita se condenasse o uso de rituais prontos.

Quando ouvi falar em ritual de Júpiter, eu fiquei perdida. Nunca tinha trabalhado com panteão Romano, nunca tinha feito ritual para a entidade Dinheiro, nem nada disso. Pensando bem, acho que nunca tinha feito um ritual de prosperidade (privilégio de uma adolescente que mora com a família em uma situação financeiramente confortável). Mas, para a minha sorte, eu não era a única perdida e outra pessoa pediu receitinha em um grupo que participo. Surgiram duas respostas: um ritual do Peter Carroll mastigadinho e uma evocação envolvendo o panteão romano.

Usando o ritual do Carroll

O site contém o ritual bem detalhado realmente e acho que não preciso detalhar aqui também, mas acho válido comentar algumas coisas. Esse é um ritual coletivo, mas eu faço sozinha na minha casa. Fiz algumas adaptações. Por exemplo, na litania, eu ando pelo espaço que delimitei para o meu ritual com o saco de dinheiro o movendo, como se eu o estivesse dando e recebendo, para movimentá-lo. Eu também não tenho um braseiro, eu uso uma vela azul escura no meu altar (magia azul, lembrem-se) e um prato, queimando o papel na vela e jogando sobre o prato em seguida. Eu enfeito o altar com dinheiro (notas e moedas) e cartões do banco. Todo o dinheiro que tenho comigo vai ou para o saco, ou para altar.

Fonte: pixabay.com

Eu geralmente tenho ótimas gnoses nesse ritual e acho que ele traz ótimos resultados, mas não é um ritual que eu goste e fazer toda a semana. Chegou um momento em que eu não sabia mais o que listar no papel laranja, que parecia que eu tinha resolvido internamente aquelas questões e passei a fazer a lista por fazer, não por um anseio verdadeiro, e eu sou contra fazer as coisas por fazer. Acho ótimo para fazer de tempos em tempos, mas você pode fazer toda semana se assim você quiser.

Usando a evocação

Evocação de Júpiter

Ó Supremo Soberano Ó Gracioso Governante
Que sorrindo lança o relâmpago e a própria vida em si!
Que recompensa e abençoa sem limites!
Para você, eu levanto esta taça e brindo, HAIL
JOVE! Um salve a você que expande as riquezas.
Um salve a você que é magnânimo e misericordioso!
Amplie meus domínios,
Abra as oportunidades,
Ative meus anjos,
Proteja-me do profano,
Favoreça-me com a sorte e a fortuna,
E dá-me sua graça. HAIL JOVE!
……….
Jove, envie-me as graças das deusas dos quatro portais.
Victoria, amplie minha capacidade de competir e superar meus obstáculos.
Libertas, concede-me a liberdade financeira e me livre do medo e da força do hábito.
Concordia, conceda-me harmonia e cura, e relações tranquilas com aqueles que me rodeiam.
Abundantia, concede-me a prosperidade, e as recompensas de sua cornucópia!
Quatro Deusas, tomem vossos lugares! Cerquem-me com o esplendor da Soberania
E derramem sobre mim o néctar de Vossa Graça.

Eu não sei a fonte dessa evocação (se souberem, me avisem que darei o crédito devido), ela foi me passada solta, mas eu gosto bastante dela. Eu comecei meu caminho mágico na wicca e essa evocação me remete muito a esse meu começo, acaba sendo um trabalho bem familiar, dentro da bruxaria, embora eu não tenha tanta familiaridade com o panteão romano.

Símbolo de Júpiter. Fonte: pixabay.com

Esse altar eu costumo preparar de forma mais tradicional. Coloco o símbolo de Júpiter sobre o pentáculo ao norte. Ao norte também coloco algum alimento, geralmente grãos que usarei depois para cozinhar ou um pedaço de pão caseiro (esse eu como no dia seguinte). À oeste fica minha taça com um bom vinho. Geralmente uso uma taça só que levando para o brinde, mas não costumo beber. Se bebo, uso duas taças, bebo uma e deixo a outra com vinho no altar. Tenho um amigo que sempre usa duas taças, bebendo uma e tenho outro que usa uma taça só e bebe o vinho. Tudo isso é correto, vai de como você preferir. Ao centro do altar, deixo uma vela azul escuro, mas eu também acendo velas para as quatro deusas e posiciono uma em cada quadrante: 

  • Victoria – Amarela – Leste
  • Libertas – Vermelha – Sul
  • Concordia – Azul clara – Oeste
  • Abundantia – Verde – Norte

Todas as velas que utilizo no ritual de Júpiter (seja esse ou o anterior) eu unto com óleo essencial de cravo ou óleo de canela que eu faço. Além disso, eu enfeito o altar com canela em pau, folhas de louro e cravo. 

Fonte: pixabay.com

Após velas e incenso acesos, eu inicio o ritual com a evocação e em seguida eu bato um papo com Júpiter, no qual eu personalizo o pedido conforme a fase da lua . Na lua crescente, foco em crescimento: aumento de salário, um emprego melhor, mais comissões. Na lua cheia, em plenitude: agradeço o que já conquistei e peço que na minha vida tenha sempre abundância financeira. Na lua miguante, é na redução: conseguir controlar melhor os gastos, banir despesas inesperadas, diminuir o consumismo. Finalmente, na lua nova foco no oculto: peço para ter consciência e conseguir lidar com possíveis problemas ou dificuldades que eu tenha em relação ao dinheiro e que não tenho ciência. Termino o ritual agradecendo as entidades presentes e deixo o altar montado até a manhã seguinte. 

Seu próprio ritual

Esses são dois exemplos de rituais. Você pode fazer um, pode fazer o outro, pode trazer elementos de um para o outro, pode criar o seu do zero, como preferir. As possibilidades são inúmeras. Se você está começando a praticar agora, tenta os dois, cada um em uma semana e veja qual você gostou mais. E eu tento fazer o ritual de Júpiter, no horário de Júpiter, toda quinta feira, mas não faço disso uma regra que me impeça de fazer outros trabalhos. Ao meu ver, o que importa é começar a fazer.

Deixe um comentário

Website Built with WordPress.com.

EM CIMA ↑